Páginas do Blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Diaristas

Esse ano eu me envolvi bastante no processo de escolha de uma diarista aqui pra casa. Meus pais foram pra outra cidade, vindo aqui de vez em quando e eu fiquei na casa (depois de morar um tempo com minha vó, voltei para meu lar doce lar). Então quem passou a dar atenção nessa parte de contratar diaristas e acompanhar o serviço delas fui eu.

Doidas. Tímidas. Folgadas. Esforçadas. Mentirosas. Vários perfis limparam o chão de minha casa e lavaram as minhas roupas. E não é fácil descobrir uma que realmente queira trabalhar, já perdi as contas de quantas passaram por aqui.

Esses dias apareceu uma doida aqui. Entrou conversando, trabalhou conversando e foi embora conversando. Não falava nada com nada:

- Ai, pois é, minha fia ganhô um celulá e imprestô pro primo que colocô o cabo na tomada e parô de funcioná e essa mania dela di colocá as calcinha num saco e num mim deixá lavá me irrita, porque fica aquele tanto de calcinha suja nos saco e dispois ela quis pegar as música no compitador e eu num quis deixá não, onde já se viu sair pegando as coisa nos compitador? Tem jeito di pegá coisas em compitadô? Cê tem qui tomá cuidado com essi calor, porque num tem base, minha fia já tá com 14, tá muito mais grande que eu, mais a gente nus recupera das coisas...

Além dela não falar nada com nada, percebi que ela também mexe nas coisas alheias, por exemplo, ela viu que dentro do meu guarda-roupas tinha um celular velho e coisas de amarrar cabelo.

- Ai, como é seu nomi mesmo, eu esqueço, ocê num tem um celulá véio pra dar pra minha fia não? Um celular encostado que cê num usa mais? Puquê o da minha fia istragô, foi colocar o cabo na paredi, eu num sabia que paredi distragava os celulá não. Meu cabelo num tá parano, cê num tem nada pra eu amarrar ele não? Num fica bom, fica incomodanu, o calor e minha prima quase morreu com um raio qui caiu, parece qui vai chuvê....

Sem falar que depois que essa doida foi embora, eu reparei que ela levou junto em sua bolsa, amaciante, detergente e sabão em barra. No lugar do amaciante, a louca foi capaz de colocar água! Foi a última vez que a vi.

E eu não sou muito de emprestar minhas coisas, de dividir comida e fiquei indignada quando ela veio me pedir um celular e coisas de amarrar o cabelo! Imagina você chegando para um chefe e pedindo o cinto dele emprestado porque achou bonito?

Então entrevistei mais uma, que já foi secretária, parecia mais culta, já tem uma certa idade e cuida da mãe, por isso precisa muito trabalhar já que a “merda do casamento acabou”.

Tocou o interfone 5 vezes antes de entrar, gritou com minhas cachorrinhas (se batesse eu matava!), mas parecia ser mais responsável. Lavou roupa, lavou louça, tava tudo indo muito bem, até que resolveu me chamar e pedir:

- Você num tem uma chinela veia pra me emprestar, não?

Como assim? E ainda comentou que em Uberaba as diaristas ganham 70 reais por dia. Claro, depois dessa, minha procura incansável por diaristas continua.

2 comentários:

  1. Você animou minha manhã de Segunda, hahahahahaha...

    Ri muito com esse texto. Deus! Que linha de raciocínio pra lá de coerente e sensata a dessa empregada que te pediu um celular, não? Pelo amor de Deus! Hahahahahahahahaha.

    Gostei!

    Se cuida e boa semana pra você!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito engraçado seu texto e retrata bem a realidade a respeito das diaristas. Já tive várias comas caracteristicas citadas no texto. É uma luta para achar uma que nãoseja "cara-de-pau" (risos).
    Não consigo parar de rir. Seu texto está excelente.
    Bjs

    ResponderExcluir